domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bolo de Iogurte

Já faço este bolo, sozinha,  desde os meus 15 anos e antes disso acompanhava a minha avó nas suas "bolatisses" (termo do meu avô). 
Mentiria se dissesse que esta receita nunca me correu mal, porque correu inúmeras vezes ou porque me esquecia de um ovo ou porque ainda não sabia trabalhar com o forno novo ou porque simplesmente não era um bom dia para cozinhar um bolo tão fácil como este.

Para mim este bolo é maravilhoso só assim e  bem batido é tão fofo e delicioso que não precisa de coberturas nem coisas parecidas.
Costumo faze-lo numa forma redonda com um furo no meio, assim mesmo de uma maneira tradicional.
Aposto que já todos conhecem esta receita, sai sempre bem e não há bolo mais fácil de fazer.


Ingredientes:
  • 8 ovos;
  • 6 medidas* de açúcar;
  • 6 medidas de farinha;
  • 1 medida de óleo;
  • 2 iogurtes (eu uso sempre os de colher, o sabor é à escolha do freguês);
  • 1 colher de sobremesa de fermento
*A medida corresponde à embalagem do iogurte

Preparação:

Separar as gemas das claras, bater as gemas com o açúcar. Juntar à mistura os iogurtes e bater bem até o açúcar derreter completamente. 
Adicionar a farinha peneirada juntamente com o fermento e mexer tudo.
Bater as claras em castelo. Adicionar o óleo à massa e depois envolver cuidadosamente as claras em castelo.
Untar uma forma com manteiga e farinha, levar o bolo ao forno pré-aquecido a 180º.

Como este bolo é a minha Madeleine de Proust, aqui fica uma música que também me traz um cheirinho à minha infância!

Beijos Gulosos!!







Sem comentários:

Enviar um comentário